Por Katia Ouang

tabela kids brancoDesde o dia que postei no snapchat (minhasdikas) a tabela que criei para colocar “ordem na casa”, várias leitoras me pediram uma cópia. E atendendo a esses pedidos, aqui está ela para imprimir e começar a usar!

 

tabela kids

 

Vocês sabem que trabalho com design e essa tabelinha está bem tosca, então não levem em consideração esse detalhe por favor!

Mas é assim tosca e simples que ela funciona… e posso garantir, funciona mesmo! Perfeita para quem está passando pelo Terrible Twos e não sabe mais o que fazer. Uma técnica sem contra indicação, sem custo e sem estress, então não tem porque não tentar!

Na lateral esquerda escolhi 5 funções ou atividades que mais me incomodavam em casa, mas cada um pode escolher a que preferir, basta seguir o esquema da tabela.

As minhas escolhas foram; Hora da Refeição, de escovar os dentes, brincar ou brigar com a irmã, dormir a noite toda na sua cama, e malcriação em geral.

Para cada item temos a carinha triste ( pior nota), a carinha feliz ( cumpriu com o seu dever) e o coração ( cumpriu e surpreendeu positivamente).

Cada uma das meninas ganha a sua tabela toda segunda pela manhã e ajuda a preencher. Pintamos a carinha triste de preto, feliz de azul e coração de vermelho, assim elas conseguem visualizar bem como anda a “situação” de cada uma.

No final da semana , normalmente domingo a noite, sentamos para fazer o “balanço” juntas.  Cada família estipula sua regra e a recompensa. No nosso caso cada carinha triste elimina 1 coração, cada 4 carinhas felizes vale 1 coração, e só o coração traz recompensa. Aqui são moedinhas para cada coração. Normalmente de 0,25 ou 0,50 centavos , que elas podem ir na banca ou padaria comprar adesivos, figurinhas, sorvete, chocolate, ou podem guardar e juntar para comprar outra coisa.

Para a Bruna o resultado foi sensacional. Ela melhorou muito em todos os quesitos, inclusive dormir a noite toda em sua própria cama que foi disparado o desafio mais dificil que passei e que em breve, vou contar como consegui “descompartilhar” a cama com elas. ( SIM, eu consegui!!!). Ela se sente orgulhosa em fazer as tarefas bem feitas, e aprendeu rápido como conquistar as suas moedinhas!

Para a Manu também está sendo ótimo, já que ela está no caos do terrible twos e vive fazendo birras e malcriação. A consequência dela não se comportar direito, é perder os corações que ela tanto fez para conquistar. E isso deixa ela de fato chateada. Morro de dó de cortar um coração na tabela, mas faz parte do processo e traz resultados, posso garantir!

E para as duas juntas ajudou muito no que diz respeito à uma competição saudável de quem se comporta melhor, ou mesmo para incentivá-las a brigarem menos e serem cada vez mais amigas.

Agora o melhor de tudo foi para mim, como mãe. Muitas vezes eu me perco na educação delas, principalmente por estar separada e ter uma grande responsabilidade em criar regras  e educar com respeito . Já perdi a cabeça muitas vezes, gritei, coloquei de castigo,chorei, surtei. E isso só piorava a situação. A tabela me ajudou a manter a calma, e mostrar que no meio do caos, eu apenas pego uma canetinha preta, pinto a carinha triste e explico o porque uma delas ganhou essa cor negativa.

Assim como mostro o quanto fico orgulhosa quando alguma delas me surpreende positivamente.

O lado ruim, se é que posso chamar de ruim, é que tenho que ter paciência e disciplina para pintar varias vezes por dia o comportamento das meninas… e são 2 tabelas!

Mas digo e repito; vale a pena.

Até hoje nada me ajudou tanto como algo tão simples e fácil de fazer.

Para quem quiser criar outras funções na lateral, criei a tabela abaixo em branco, e vocês podem desenhar ou escrever a atividade que querem “melhorar” em casa. Ou mesmo recortar de alguma revista, imprimir uma figura da internet…

Por exemplo;  no lugar da refeição, colar um pratinho de comida.

 

tabela kids branco

 

Para imprimir ou copiar, basta clicar com o botão direito do mouse em cima das tabelas, copiar a imagem ou salvar no computador. Depois é só colar em algum programa de sua preferencia. Mas o mais simples é colar no Word , mudar o layout da pagina para “paisagem” e imprimir.

Façam bom uso e depois me contem se deu certo!

Porque o que é bom, a gente compartilha!!!!

Beijos

*K*

6

Comentários 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentário:{Birras e Malcriação} A Tabela Milagrosa

  1. ANA PAULA ANDRADE MELO

    Acho que farei 4 aqui em casa…1 para cada um dos 3 filhos e uma para o marido! ahahaha!

    • Mara

      Adorei a idéia de fazer uma tabela para o marido também!

      • Katia Ouang

        kkkkkkk