Por Katia Ouang

 

No post de hoje vou tentar resumir um pouco dos dias deliciosos que passei em Gramado.

Eu não conhecia a cidade e fiquei encantada! É sem dúvida um dos destinos nacionais com mais opções de lazer para os pequenos.

Tem muita coisa para fazer, digo muita mesmo! Acho que o mínimo de tempo para quem visita Gramado pela primeira vez  precisa ter para poder ver os pontos principais sem pressa são 6 ou 7  dias inteiros. Era esse o meu roteiro , mas infelizmente a Bru ficou doente um dos dias então não vimos tudo que gostaríamos. Ficará para uma próxima vez , que com certeza terá!

O objetivo dessa primeira visita seria aproveitar o “Natal Luz”, a época mas famosa de Gramado pelos shows, desfiles e iluminação de Natal. Um período que vai de outubro a meio de janeiro.

Conseguimos ir na ultima semana e foi ótimo! A cidade já tinha esvaziado, não pegamos fila em nada, e ainda aproveitamos esse evento que é maravilhoso! Separei algumas fotos da iluminação da cidade e do Desfile. O que assistimos foi o “Grande Desfile de Natal“. Comprei com antecedência os ingressos e ficamos na primeira fila, o que foi sensacional para as crianças interagirem com os personagens que passavam. Vale a pena pagar um pouco mais para sentar nos camarotes, principalmente porque as crianças pagam meia entrada. Só os camarotes tem lugar marcado, algo que ajuda para não precisar chegar tão cedo no local , e não ficar cansativo o programa todo.

A escolha do hotel foi um dos pontos que mais me perguntaram… e eu digo que não foi muito fácil resolver,  uma vez que meus pais também foram e como meu pai estava se recuperando de alguns problemas de saúde, e não iria na maioria dos passeios, gostaríamos que ele ficasse em algum lugar amplo, que pudesse caminhar um pouco, e não ficar o dia todo fechado em um quarto de hotel sem nada para fazer. Considerei também a possibilidade das meninas aproveitarem uma piscina voltando dos passeios, como caso chovesse, ter o minimo de opção para brincar.

Me indicaram o Laje de Pedra, um resort que fica dentro de um condominio maravilhoso e tem uma estrutura super completa. Foi o melhor custo beneficio que encontramos por ser nessa época do Natal Luz , a época mais cara dos hotéis. E eu, que precisava muito descansar, queria algo fora do miolo da cidade , queria paz absoluta e contato com  a natureza.  O hotel é mais antigão, tem muita coisa para reformar, principalmente a área social. Mas isso vou ser sincera, não fez a minima diferença,  já que ficamos nos quartos recém reformados que estavam super novinhos, modernos e grandes, além da vista linda para o vale. O Hotel fica em Canela, que é vizinha a Gramado, e muito perto. Nada que 10 minutos de carro em ruas lindas e arborizadas não resolvam.  E fica muito próximo aos principais parques da região. O fato de estar dentro de um condominio deu a posssibilidade do meu  pai caminhar e eu alugar bicicleta para andar sem risco algum. Muito gostoso!

O hotel tem monitores ( são poucos nessa região que tem ) e ainda uma brinquedoteca gigante, onde as meninas passavam a maioria do tempo que ficavamos no hotel. Foi otimo! O mascote do Hotel é o boneco Capitão Quati, que circula pelo Café da Manhã alegrando a criançada. E os quatis ( os animais de verdade), podem ser visto facilmente circulando pelos jardins do hotel.

Aproveitando, acho totalmente necessário alugar carro para ter mais liberdade e conseguir ir a todos os pontos que são distantes um dos outros. Taxi demora muito por lá, são caros e muitos locais não tem ponto na saída. Ou seja, a roubada para quem vai com criança. Os tais ônibus turisticos que levam a todos os pontos da cidade tambem só funciona para quem não tem pressa. Com criança não pense 2x e alugue um carro. É muito facil de circular por la, super bem sinalizado .

 

Essa era nossa vista do cafe da manhã, que por sinal era uma delicia:

 

 

Quer  paz maior que essa?!

 

Vou então citar os programas que fizemos e se valeram ou não a pena. Selecionei os passeios apenas priorizando as meninas.  Tirei esses dias para curtir meus pais e fazer  uma programação 100% infantil. Descartei programas como vinicolas, passeio de 1 dia todo de Maria Fumaça, Rota Romântica, enfim, passeios que não seriam tao legais para elas. E foi difícil montar um roteiro  uma vez que tem muitos programas interessantes para fazer.

O que não deu tempo no roteiro dessa vez pois perdemos 1 dia todo com a Bru doente foi ; Alpen Park ( seria apenas para ir no Trenó), o Lago Negro e a Rua Coberta. Por opção não fui ao Snowland, o parque de neve. Muito cheio nas férias, a fila é gigante, e sei bem o quanto uma fila pode destruir o humor de uma criança. Vou esperar elas crescerem um pouco.

Entre os programas que fizemos vou citar o que mais gostamos e que vale a pena indicar!

 

Mini Mundo :

Um parque todo de miniaturas que reproduz alguns dos grandes monumentos ou construções pelo mundo. Muito bem feito e organizado, lindo e interessante para todas as idades. Um local gostoso para passear , cheio de arvores e cantinhos gostosos. Possui  um brinquedão para as crianças pequenas, 2 lojinhas, um café , e um quiosque com sorvetes e bebidas.

 

 

 

 

Criamigos:

Uma loja pequena no Centro de Gramado que foi indicada por uma leitora querida, onde a criança cria seu próprio bichinho de pelúcia. Tem que escolher entre algumas opções de bichinhos  e então é iniciado o processo de “nascimento”;  desde a colocação da espuma para rechear e deixar fofinho, colocação do coração, escolha das roupinhas e ainda ganha-se um certificado de nascimento e uma casinha de papelão para levar para casa. As meninas amaram. Só deixei escolher o bicho e uma fivelinha para cada uma,  pois a brincadeira sai cara se comprar todas as roupinhas e acessórios que tem por la! Em média o bichinho simples sai R$ 60. Um programa bem para as meninas!

 

 

Reino do Chocolate Caracol :

Do lado de fora o espaço já encanta pela decoração fofa e por parecer um castelinho. É um espaço temático com uma loja de chocolates no final. Por R$ 12 você faz o “tour” que mostra a história do chocolate e todo o seu processo de fabricação, e as crianças ainda podem por a mão na massa e levar o chocolate para casa. É uma graça! E no final ainda tem uns bonecos interativos e uma árvore que espirra e conversa com as crianças que elas amaram e deram muita risada. O tour termina na loja de chocolates Caracol onde você pode comprar uma das dezenas de opções de chocolates. Não tirei foto de dentro pois estava sem bateria, mas garanto que vale a pena e é muito bem montado. Foi um dos lugares que elas mais gostaram. Passeio para uns 40 minutos a 1 hora.

                                                                                                                                      ( foto Google Images )

 

Aldeia do Papai Noel: 

Várias pessoas falaram para não ir ao local, pois estava caído e mal cuidado, era caro… Mas achei o contrário;  eu amei,  achei uma graça e fica em meio a uma natureza incrível… teria me arrependido muito se não fosse. As meninas amaram o parque. Um local que oferece não apenas o contato com a natureza de uma forma lúdica , como em cada trecho do parque um espaço temático com tema de natal.  E quem não ama essas decorações de natal?!  Ainda é possível visitar a casa do Papai Noel cheia de cantinhos fofos  com ele mesmo recebendo as pessoas. Um passeio imperdível para quem tem crianças.  O que realmente não vale a pena é pagar pelas atrações extras como o trenó e o bondinho pois não tem graça alguma. Vimos as renas de longe pois chegamos na hora do almoço. Não deixem de visitar a fábrica do Papai Noel que entra pela lojinha da praça principal , achei demais e as fotos mostram bem como é fofo esse lugar !

 

 

Bondinhos Aereos – Parques da Serra – Canela:  

Por incrível que pareça, esse foi um dos passeios que as meninas mais gostaram.  E eu sem dúvida alguma recomendo para todas as idades.  Por um bondinho você desce até uma plataforma que tem vista para a Cascata do Caracol, uma queda d´agua de 130 mts de altura que me deixou de queixo caído com tanta beleza. Eu realmente não esperava. São duas paradas do bondinho; na plataforma superior tem uma floresta cheia de arvores maravilhosas com uma trilha que fizemos e adoramos, e uma pequena exposição de animais de madeira interativa, onde a criança pode ouvir o barulho de cada animal através do manuseio das esculturas, elas adoraram! Na Plataforma mais baixa, uma parada para ver de mais perto a cachoeira e tirar fotos maravilhosas. Imperdível!

 

 

Parque Terra Mágica Florybal :

Esse Parque me impressionou tão positivamente, que fiquei feliz em ver como o Brasil pode montar uma estrutura padrão primeiro mundo com organização e beleza.  É um Parque temático, todo decorado, lindo. Foi construído em meio a uma mata cheia de quedas d´agua. Um parque bem arejado em meio a natureza. Em cada trilha surgem  histórias do mundo como o Território dos Dinossauros, o espaço dos primatas, a Aldeia dos Índios, os felinos … os duendes, os feiticeiros, o Santuário e trilhas. Tudo isso com som ambiente ,o que me remeteu muito os parques da Disney!

Tem bastante “sobe e desce”, portanto é um parque que se anda bastante. As meninas foram bem até quase o final, e então cansaram.

São poucas as atrações mesmo, tem um cinema 7d ,que não fui pois a Manu ainda tem medo, e um voo de Pterodatilo que fiz com a Bruna. Você compra a parte, mas nao vale a pena pois dura menos de 1 minuto.

É mais um passeio a pé dentro de cada tema. E neles sempre tem uma diversão como um escorregador, um balanço, uma neve que cai….  Um local impossível de ir com chuvas.

No meio do percurso ainda tem uma loja de gifts e uma loja gigante dos Chocolates Florybal. O preço é otimo, e os chocolates decorados são lindos!

No final do parque tem algo bem interessante; um restaurante por kilo ( comidinha caseira gostosa) e no andar de cima uma brinquedoteca gigante, uns puffs e sofás, então da para descansar um pouco enquanto as crianças brincam. Passeio para umas 3hs em média.

 

 

Pizzaria Cara de Mau

Uma pizzaria rodizio toda decorada com o tema Piratas. Foi indicada por todas as pessoas que vão para Gramado como um lugar “tem que ir”  e realmente é muito bacana. Não é exatamente um lugar para ir com crianças, mas no meu caso, elas amaram. Ainda mais porque sentamos do lado do espaço kids o que ajudou muito. Os garçons são engraçadissimos , vestidos de pirata, incorporam os personagens, cantam, gritam, é super divertido. O sistema é rodizio e os sabores são super diferentes e inusitados. Não achei a pizza nada de mais , mas o programa foi bem divertido.  A Manu não come pizza, e lá é possivel pedir um pratinho kids de frango ou carne, o que ajudou muito.  É um lugar ultra barulhento e cheio, portanto se for com crianças, vá cedo, para não chegar com as crianças muito cansadas. Chegamos as 19.30 e ja tinha espera. Quando saímos a fila do lado de fora dava volta no quarteirão.

 

É isso!

Ainda faltaram vários programas legais e que ficarão para uma próxima vez, mas sem dúvidas eu indico essa viagem para quem tem crianças e quer uma viagem em familia que agrade a todos.

Meus pais amaram, as meninas amaram , e eu fiquei apaixonada pela cidade e por tudo que oferece.

Vale mais do que a pena!

 

 

 

1

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *