Por Katia Ouang

Hoje eu decidi parar por um tempinho e escrever um post de coração. Estou aqui acordada esperando a febre da Manu passar em meio a todo estress que isso causa e precisava me ocupar de alguma maneira para o tempo passar. Pois sou daquelas que não prega o olho até o termômetro baixar dos 37.

Me emocionei muito esses últimos dias com algumas mensagens super carinhosas de leitoras que me acompanham há muitos anos perguntando o que estava acontecendo para eu sumir assim do blog.

De fato há pouco tempo eu escrevi que não iria parar com o blog, mas que sentia vontade de algo novo, algo diferente, que pudesse variar um pouco os assuntos e voltar o blog como era no inicio ( lá em 2008) , onde eu dava dicas de tudo que vocês possam imaginar, menos sobre maternidade pois nem filhos eu tinha ainda.

Me propus a postar de forma diferente esse ano. Mas a real é que não consegui. Vontade não me falta, mas sempre que tento escrever algum assunto diferente, percebo que essa não é a essência do blog.  Não me sentia a vontade como nos posts que eu tanto estou acostumada e que me fazem ter tantas leitoras fiéis todos esses anos. Será que uma leitora que seguia minhas dicas de como fazer um bebê dormir está interessada nos produtos de beleza que eu uso ou nos meus looks?

Sinceramente acho que não.  Mesmo porque posso dar essas dicas mais rapidamente pelo instagram. Não preciso dedicar um post só para isso.

Vivi e relatei intensamente a fase de mãe de primeira viagem, rotina com recém nascido, dificuldades com amamentação e desmame,  todas as conquistas de um bebê, introdução alimentar, experimentei dezenas de modelos de fraldas e falei de desfralde,  testei todos os produtos que as pessoas sequer sabiam existir… e não só testei como sempre deixei clara as minhas impressões, sejam boas ou ruins. Até que descobri que não tenho mais tanta coisa para testar, tantas mudanças para contar, tanta informação para passar. O que mais tenho para falar é sobre a minha vida como mãe. Os desafios que enfrento, as mudanças na vida das meninas,algum passeio novo…. Mas é claro, impossível postar com a frequência que antes eu postava, mesmo porque, nunca inventei assunto para poder ter post novo ou nunca deixei pre-escrito algum post. Sempre foi tudo super espontâneo e acontecendo concomitante com as minhas experiências.

O mundo dos blogs também mudou radicalmente nos últimos 2 anos.

Um post meu testando uma fralda qualquer há algum tempo nunca soou falso ou gerou qualquer tipo de polêmica pelas leitoras me questionando se ganhei ou não para fazer isso. Hoje , qualquer post feito sobre produtos, ninguém mais acredita. Pois sempre tem por trás alguma desconfiança de post pago ou publicidade.

Fora todo o “mimimi” em cima de tipo de parto, tempo que amamentou e tudo aquilo que vocês sabem bem e que só aumenta nas redes sociais.

Sabe quando você cansa disso tudo?!

Por isso nesse último mês me questionei sobre continuar por aqui mesmo. Será que vale a pena manter um blog em meio a milhares que só falam das mesmas coisas? Será que não é melhor encerrar por aqui e deixar uma recordação tão legal desses anos todos?

Foi aí que uma leitora me escreveu e me disse em um trecho do seu email; Todo dia abro seu blog e fico muito triste em não ter um post novo. Seus posts me animavam, me davam força para ver que não sou a única que as vezes tenho vontade de apertar um botão e sumir, que amo meus filhos mas que as vezes os deixaria sem culpa para curtir uma praia bem longe de tudo, por favor não suma!”

E um simples email mudou tudo outra vez.

Sei que não tenho nada de diferente das outras milhares de blogueiras que surgem a cada dia. Mas sei também que são poucas as que contam o que nem todo mundo quer ouvir. Mas as que querem, encontram um conforto enorme nos meus textos.

Descobri também que eu estou carente de escrever. Que muitas vezes em um texto desabafo, eu me aliviava e estava pronta para uma próxima. Anos e anos escrevendo, está me fazendo sim muita falta.

Por isso digo mais uma vez, eu não vou parar!

Pode ser que não tenha tanta frequência, mas vou sempre sinalizar pelo instagram ou facebook quando tiver post novo. E por favor , não me abandonem nos comentários. São eles que fazem o meu dia muito melhor.

Logo mais tem post sobre o desfralde da Manu, chupetas, nossa estadia no Casagrande Hotel, passeios e muito mais!

Muito obrigada por voltarem diariamente para ver se tem post novo e por toda a paciência e carinho!

E vamos começar a semana já exausta dessas noites sem dormir mas que faz parte da maternidade.

Beijos

*K*

 

 

19

Comentários 58

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

58 Comentário:Ir ou não em frente?

  1. Christiane

    Eu também adoro seu blog… não tenho feed de nenhum outro… suas meninas são lindas! Continua!
    Temos muitas situações parecidas e é muito bom ler suas “dikas”.
    Beijos!

    • Katia Ouang

      Beijao Chris

  2. Nagela Cardoso

    Ka, que reflexão incrivel! Sabe o que é mais engraçado? É que eu me interesso tão somente por blogs que vivem a mesma fase que eu, quer um exemplo? Um blog que eu amaaaava loucamente de uma mãe com filha na mesma idade que eu, dai ela ganhou outro bb e naturalmente os posts são mais voltados para o BB, pronto, perdi o interesse no blog 🙁 porque será que é assim?! Imagino q ao mesmo tempo, muitas leitoras surgem por se identificar com a nova vida e rotina desta bloqgueira sendo mãe de Dois.Eu fui a primeira a dar a maior força em vc mudar a cara e o conteudo do blog, mas concordo com vc, talvez eu não me interessaria pelos assuntos de maquiagem, roupas etc, eu amo este blog porque por trás dele existe uma MÃE REAL! SÓ ISSO!! Eu entendo a sua dificuldade de postar tbem sabe pq? Estamos mais seguras como mãe, as coisas fluem melhor agora, sem muitas surpresas, as crianças se comunicam melhor, expoe mais os sentimentos, dialogam e com isso tudo fica mais facil e consequentemente, não gera conteudo ao blog. Siga como a Michele do Vida Materna, post apenas quando tiver o que falar, continuaremos a ser sua leitora do mesmo jeito, porem agora no seu tempo.

    Vou continuar dando aquela passadinha aqui, pelo menos uma vez por semana já sabendo disso, mas não vou deixar de procurar por vc!

    Ah, nem dou atenção para testes de produtos, nem no seu blog e nem em nenhum outro porque passei a desacreditar que isso é de verdade, por mais q vc não ganhe nada com isso, devido aos outros blogs isso pra mim é algo q perdeu a graça meeeeeeeeeeesssssmo!!!

    Tem outra coisa, adoro vc e as meninas!!

    Ah, mais uma coisa: não some!!

    Ultima coisa: Seja a diferença em meio a tantos blogs iguais

    • Katia Ouang

      Obrigada por tanta opinião bacana Nagela. Você como sempre é super participativa e querida por aqui!
      beijao

  3. Samira

    Oi Katia! Te acompanho desde que você engravidou, e seus posts me ajudaram muito! Quando engravidei do meu filho fui a Buenos Aires comprar o enxoval dele e segui suas preciosas dikas! Logo depois te enviei um e-mail de como era ter dois filhos um pertinho do outro, senti uma felicidade tão grande você respondeu meu e-mail, sempre muito prestativa. Seu blog é muito bom! Você é real, verdadeira, e eu sou muito grata por você compartilhar suas experiências comigo e com mais milhões de mamães! Muito obrigada! Sucesso! Beijo no seu coração!

    • Katia Ouang

      Oi Samira! Obrigada! beijao

  4. Carolina

    To igual a leitora… todo dia abro o blog na expectativa de ver um post novo.
    Conheci a Dolce baby através do seu blog, qndo minha 1a filha já estava grande. Agora grávida da 2a (que vai chamar Bruna, igual a sua!) fui lá na loja e comprei várias roupas fofas. Comentei com a Roberta sobre vc!
    Continue escrevendo… as leitoras sabem a diferença entre post pago e post sincero… (até porque, post pago tem o conteúdo vazio!!).

    • Katia Ouang

      Que legal Carol! E que a Bruna venha com muita saúde
      bjs

  5. Luciana

    Kátia, adoro seu blog, não deixe de postar! Mesmo que seja de vez em quando! Um beijo e melhoras pra sua pequena!

    • Katia Ouang

      Com certeza! Beijao

  6. Karen

    Nossa Ka, que alivio! Vim ver seu post já com medo que fosse uma despedida! Mas que bom que vai continuar!!! Assim como a outra mãe do e-mail que te incentivou, eu tbm SEMPRE procuro sua página no Insta e venho aqui dar uma olhada pra ver um post novo. E eu, imagino assim como outras mães, tenho filho da idade da Manu, quando conheci seu blog, e acompanho todos os seus posts, pois é muito legal ver as fases que vão mudando, os novos desafios, e ver que não estamos sozinhas! Amo seus pontos de vista, suas Dikas e obrigada por dedicar seu tempo ao blog e a nos leitoras consequentemente! Continue sim mostrando seus novos desafios, descobertas, achados que são muito importantes pra nós!! Bjs Karen e Rafael

    • Katia Ouang

      Obrigada pelo carinho Karen

  7. Kamila

    Que bom Katia que vc voltou!!!! Adoro seu blog e tb abria todos os dias e não estava entendendo porque vc não escrevia mais!!!! 😘😘😘😘

    • Katia Ouang

      Voltei 🙂

      • Danielle

        Katia parabéns por ser sempre tão sincera. Em 2011 descobri seu blog, ano em que iniciei minha tentativa de engravidar. Muitos choros, muitas noites pensando que não seria mãe, por diversas situações e eis que em junho de 2013 eu estava grávida: sempre li seus posta e todos me foram muito úteis. Quando tinha dúvidas do que fazer eu recorria a seu blog e assim nego fazendo sempre nestes dois anos de vida da minha filha, que se chama Lavínia . Continue a escrever , vou me faz ver e sentir que não sou a única que tem pensamento e sentimentos muitas vezes diferentes dos contos de fadas. 😘😘😘😘🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

        • Katia Ouang

          Obrigada Dani!!!

  8. Alessandra

    Leio seu blog há mto tempo e por várias vezes me senti compreendida no papel de mãe. É muito bom saber que não estamos só nos sentimentos de cansaço, irritação, falta de paciência. Porque blog com vida de mãe de propaganda de margarina está cheio! Rs! Difícil é se expor e se mostrar da forma como você faz. E o que te torna uma mãe ainda melhor, já que não tenta fingir que está tudo sempre perfeito! Te admiro muito como mãe, suas filhas são muito sortudas! Não nos abandone! Rs!!

    • Katia Ouang

      que lindo Ale, obrigada viu! bjs

  9. Débora

    É a primeira vez que escrevo aqui mas não deixo de ver suas publicações no instagram. Acompanho seu blog desde que minha filha nasceu há dois anos atrás! E com vc aprendi e descobri muitas coisas. Adoro seus textos porque sei que são verdadeiros. E estou muito feliz pela sua decisão em não parar.
    Bjos sou uma grande fã sua.

    • Katia Ouang

      Obrigada Debora! beijao

  10. Renata

    Katia,

    Que saudade!!!Ainda bem q vc voltou!!!Volta com tudooooooo!!!!

    Beijosssssss

    Renata

    • Katia Ouang

      voltarei!!! 🙂 beijao

  11. Priscila

    Oi, Katia,

    Desde que meu filho mais velho, Rafael, nasceu, há três anos, sigo o seu blog quase que diariamente. Já comprei vááários produtos infantis que você indicou! rs Sempre achei o blog muito verdadeiro e, por isso, sempre me interessei por ele. Fiquei triste nesses últimos dias ao entrar aqui e não ver nada de novo. Cheguei a ficar preocupada! Continue escrevendo sim, não pare não. Gostamos muito dos seus textos, são muito espontâneos! Se cuida. Bjs.

    • Katia Ouang

      Obrigada Pri Beijao

  12. Nina Siqueira

    Ká!!! Eu amo seu blog! Sou sua leitora há mais ou menos 4 anos, quando estava grávida da minha filha e comecei a ler sobre maternidade. Quantas dikas me foram úteis! Amo as festinhas que você prepara com tanto amor para as meninas. Super me inspiro!
    Já dei tanta risada com alguns textos desabafos, por me identificar com muitas situações de enlouquecer qualquer um. Já chorei também, me emocionei com o fim do seu casamento. A gente (leitoras) se sente amiga das blogueiras queridas.
    Escreva, escreva, escreva.
    Beijo grande

    • Katia Ouang

      Nina querida! carinho enorme por você! beijao

  13. Vanessa

    Oi Kátia! Comecei a acompanhar seu blog quando estava grávida da minha filha, que hoje está com 3a2m. Agora tenho também um menino de 6 meses, e sigo adorando seu blog. Acesso diariamente -até já virei cliente da Paper K, me identifico muito com você, e já estava sentindo falta das suas publicações. Que bom que decidiu continuar! Não vejo problema em eventualmente dar uma variada no “assunto”, mas sem perder a essência. Desejo boas inspirações! Bjs

    • Katia Ouang

      OI Van, super cliente mesmo! beijão querida

  14. Giovana

    Kátia, juro que estou escrevendo agora me sentindo aliviada, pois quando comecei a ler achei que vc estava se despedindo de nós. Tenho um filho de 4 anos e acompanho seu blog desde que engravidei, a Bruna ainda era bem pequena, e li todos os seus posts desde então! Ja comentei muitos, ja falei com você por e-mail, ja participei de uma entrevista sobre tipos de carrinho que você fez, rsrsrs… e o que mais me agrada é bem o que você falou, o conteúdo dos seus post foram “amadurecendo” junto com as suas filhas, e acompanhando cada fase delas! Sempre gostei da sua opinião sincera e da sua versão verdadeira dos acontecimentos, que todas as mães passam mas poucas tem coragem de assumir como você! Por isso digo que fiquei muito feliz em saber que voce vai continuar a escrever para nós! Um grande beijo, Giovana

    • Katia Ouang

      Obrigada Gi querida!

  15. Tatiana

    Oi Katia!
    Também tenho olhado seu blog todo dia e fico “chateada” quando não encontro nada lá…. um sentimento de desamparo, sabe… me sentia tão amparada quando via que você passou pelos mesmos problemas, angústias e aflições…. não desista do blog…. apenas escreva o que você sentir vontade de escrever… o que vem do coração…
    Outra coisa, ainda to na fase de escolha de escola e fiquei muito curiosa para saber para onde você levou suas meninas… gostei tanto das suas impressões da “escola grande”… se puder me contar, gostaria de ir lá conhecer…
    Um grande beijo e não desista do blog, nem de nós! 😉

    • Katia Ouang

      OI Tati, se quiser me manda um email no [email protected] que te conto ta?
      bjs

  16. Cristiane

    Oi Katia! Conheci seu blog quando estava grávida da Melina…hoje ela tem 3 anos e 9 meses e continuo te acompanhando…
    Vc é mãe real e aposto que como eu, muitas também a consideram uma amiga…Continuarei aqui te acompanhando…
    Um abraço, fique em paz..

    • Katia Ouang

      Obrigada Cris! bjs

  17. Marcia Raimundo

    Kátia sou nova por aqui mas já amo seus posts sinceros, cheios de verdade e sem medo de expor suas

    alegrias ou tristezas. Siga sempre seu coracao Bjsss

    • Katia Ouang

      Obrigada ! bj

  18. Daniele

    Amo demais seu blog e também passo pir aqui todo dia. Cada dica é muito preciosa. Você é real. Não finge viver uma vida cor de rosa. A sua é cinza, como a de todas nós. E como todas nós luta diariamente para torná -la colorida. Espero que continue postando. Por que vc não cria uma coluna sobre beleza ou um segundo blog para postar essas coisas ? Como uma outra leitora postou a gente sempre percebe a sinceridade de um post.

    • Katia Ouang

      OI Dani, vou deixar as dicas de beleza para o insta mesmo! 🙂
      beijao

  19. Tatiana

    Olá Ka!!! Seu blog tem essência, pois vc coloca amor e sinceridade no conteúdo! A frequência dos posts pode diminuir sem duvidas, as novas mamães podem usar a ferramenta de busca, as mães mais antigas com filhos na mesma idade de suas princesas podem ler a fase atual! Ser mãe muda em cada fase dos filhos, ser mãe muda com obstáculos da vida, ser mãe muda com uma tristeza, ser mãe muda com uma decepção, por isso mãe tem sempre tanta coisa a falar! Suas dikas sempre foram de muita utilidade pra mim, talvez você não precise de um novo produto, apenas partilhar uma nova aventura ou insegurança!!! Uma coisa que acho bacana seria a interação de outras mães, outros problemas, outros pontos de vista!!! Você escreve a real vida materna, quando não tiver assunto não escreva, quando sentir algo desabafe, mas não nos abandone mesmo, pois você certamente ajudou muito mais do que possa imaginar e tenho convicção que continuará a fazer! Te admiro, te sigo e te respeito!!!! Estaremos sempre aqui, na alegria e na tristeza rs!!!! Super beijo

    • Katia Ouang

      Amei seu comentário Tati, obrigada de coração. bjs

  20. Jaqueline Chiquetto

    Katia, primeiro de tudo seu blog não é mais um, é único, pelo menos para mim. Adoro, e já há alguns anos visito diariamente. Antes da minha primeira filha, confesso, só ia atrás de blog de moda, mas depois da Laura, as prioridades mudaram e com isso meus interesses. Hoje só acompanho diariamente 1 blog dos “antigos” rsrsrs (o fashionismo, adoro, porque acho a Thereza super honesta e vida real) e o seu!! Como mãe de primeira viagem encontrei alento na internet, inclusive pra enfrentar um baby blues prolongado. Agora além da Laura tenho o Miguel, e como mãe, posso te garantir, é fundamental encontrar pessoas vida real, que passam por perrengues com as crianças e não as que vivem em comerciais de margarina. É troca de experiencia, e num mundo onde tudo tem que ser tão politicamente correto, é muito bom encontrar pessoas como você. Espero que decida continuar, mesmo que em “marcha lenta” rsrsrs, e pode ter certeza que estarei aqui pra acompanhar!!! bjos, Jaqueline

    • Katia Ouang

      obrigada Jaque! beijao

  21. jaqueline

    Oi Katia, que bom que você voltou, há tempos eu estava sem entrar no blog, pois via que não tinha mais posts novos. Esse foi o primeiro blog que eu segui desde a minha primeira gravidez e me identifiquei de diversas maneiras ao “seu mundo” e ” suas experiencias”, gosto muito do seu blog, dikas e afins, e como você mesmo disse no seu texto, sem forçar a barra com textos pré- prontos e assuntos já saturados de tanta discussão na internet. Que bom que você voltou!! Adoro vcs tres e te admiro ainda mais , após essa sua nova fase de adaptação na sua vida!!

    • Katia Ouang

      Obrigada Jaque, beijos

  22. Claudia Martins

    Que bom Katia! Beijinhos de uma leitora de Portugal que também abre o seu blogue todos os dias!

    • Katia Ouang

      OI Claudia, que máximo, amo Portugal e preciso voltar urgente para Fatima para agradecer uma promessa….

  23. Joyce terra

    Ei, Kátia! Adoro seu blog! Amo seus textos real life, seu diferencial… Torcendo por sua recuperação e da Manu! Muita saúde! Bjs

    • Katia Ouang

      Obrigada Joyce

  24. Patricia

    Não some Não!!!!
    Você também conforta muita gente!
    Também sinto falta…
    Mas ti entendo… Meu filho também já está um rapaz, também passei por uma separação… E essas coisas transformam muito a gente. Nos fazem ver a vida de outra forma…
    beijo

    • Katia Ouang

      lamento pela sua separação Patricia, espero que esteja bem! beijao

  25. adriane

    Katia, sou do Recife e tenho dois filhos com idades muito parecidas com as suas filhas.
    Sempre admirei sua determinação com a rotina das crianças o que, para mim, era um desafio porque sempre fui muito desorganizada. Acho que você é uma mãe real: às vezes sem babá, que precisa trabalhar, que faz festa das crianças em casa, etc… Isso lhe aproxima muito da grande maioria do público que lê o blog e é exatamente isso que procuro quando venho visitá-la aqui.
    Que bom que decidiu continuar conosco… 🙂
    Beijos,
    Adriane

    • Katia Ouang

      Obrigada Adri, volte sempre! bjao

  26. Bianca

    Aehhh gostei de ver agora! Feliz com seu retorno! E ja esperando post da retirada da chupeta!!!

    • Katia Ouang

      logo mais! bjs

  27. Karina

    Katia, sigo seu blog há 3 anos e confesso que raramente faço comentários. Ainda assim, gosto muito da sua sinceridade, do fato de dar sua opinião sem se preocupar com julgamentos (e olha que nesse mundo de internet o que mais observo são pessoas apontando o dedo para falar que o seu está certo e o do outro errado). Gosto das suas dicas e já me beneficiei de muitas delas, até indicação de fraldinhas bordadas para usar na maternidade quando minha filha nasceu. No seu divórcio chorei com seu post, me coloquei no seu lugar, senti no seu post todo seu desabafo e juro que tive vontade de te abraçar. Seu blog diz o que muitas de nós tem vontade mas nem sempre coragem, fala do papel de mãe, na alegria e na tristeza…
    Fico feliz por continuar, não desista…como leitoras vamos entender se sumir de vez em quando!

    • Katia Ouang

      Obrigada Karina! beijao

  28. Alice Nunes

    Oi

    Gostei muito do seu artigo no seu conteúdo.

    Por mais sites idem a este!

    Alice Nunes shameonyoublogueira.com/intelimax-iq

  29. Patricia

    Katia, entendo perfeitamente sua reflexão. Faz parte de ser humana! E é isso que faz do seu blog ser tão bacana! Quem segue vc, segue porque gosta do seu estilo. Seu blog é e sempre será uma referência para as mães de bebês, para as compras de enxoval, para as mães de duas crianças e vai acompanhar seu momento de vida e seu estado de espírito. Avante! Bjs