Por Katia Ouang

fotomesa

Conforme prometido, hoje vou explicar para vocês como montar uma mesa de festinha infantil e ilustrei com algumas das festas que já montei.

Antes gostaria de agradecer de coração a todos os comentários fofos e carinhosos no post de aniversário da Manu. Vocês não sabem o quanto fazem o meu dia melhor e mais feliz! Obrigada mesmo!

Hoje vou provar que qualquer mãe que queira fazer uma festinha em casa pode ter uma mesa linda seguindo esse roteirinho que montei para vocês. Nem toda festa que fiz segui esse esquema, pois  já estou mais acostumada a montar mesas e ainda tenho facilidade para me virar com coisas criativas. Mas garanto que se vocês seguirem as dicas, logo logo vão montar sem roteiro algum e criar muita coisa bacana e diferente! Não precisa de muito talento ou criatividade, basta ter um pouco de paciência e ir atrás dos elementos corretos com a mínima noção de harmonia e equilíbrio.

Vou considerar uma mesa retangular, como são a maioria.  Mas caso seja redonda ou quadrada, apesar de serem mais difíceis para decorar, a regrinha de proporções é a mesma.

Vamos começar pela escolha do tema! Depois de escolhido o tema ou personagem, o próximo passo é escolher as cores que você vai usar na mesa. Quanto menos cores, maior a chance da mesa ficar bonita e harmoniosa e a criança lembrar depois. Criança tem memória visual e não vai lembrar dos detalhes e sim das cores!

E como escolher as cores?? Se for algum personagem, escolha 2 cores que mais te remetem esse personagem. Por exemplo, se for o Mickey, pode ser vermelho e preto. Se for a Galinha Pintadinha, azul e amarelo,  ou azul e vermelho. E assim por diante.

Caso seja um tema como fazendinha, Peppa, Turma do Mickey , etc, que usam muitas cores, escolha 2 ou 3 que estejam presentes no tema e trabalhe os elementos nessas cores.

Nessas mesas que fiz para as meninas dá para sentir bem essa questão das cores. Vejam abaixo.

O tema Sansão, eu trabalhei com 2 tons de azul e branco:

DSCN9621

 

E no tema Princesa Aurora com Pink e Amarelo:

DSCN9681

 

E nessa ultima da Manu que foi Peppa, optei pelo rosa, que é a cor dos porquinhos e vermelho, o vestido da Peppa!

20150728_140645

 

Quando vocês começarem a montar mais mesas e tirarem  de letra, já dá para misturar mais cores sem perder a harmonia. Como nessa festa da Bruna que o tema foi Mundo dos Doces:

IMG_0842

 

E essa outra do meu sobrinho que foi Turma do Mickey:

IMG_3285

 

Depois de escolhido o tema e as cores, é a hora de definir o bolo!

O bolo é sem dúvida o elemento mais importante da mesa. Um bolo bonito faz toda a diferença e por si só já é um elemento decorativo importante. Vale a pena investir em um bolo bonito. A opção numero 1 para encantar a criançada são os bolos de pasta americana. Se a sua doceira ou boleira escolhida for criativa, dá para inventar o mundo ! Seja com personagens, seja apenas com elementos coloridos, não importa.

Caso você não queira investir em um bolos desses e queira fazer em casa, decore o bolo com algo que combine com o restante da mesa. Podem ser jujubas, morangos, M&Ms , confeitos coloridos (hoje tem dezenas de granulados diferentes do tradicional, com formatos e cores).

Então vamos à montagem! Antes quero deixar bem claro que esse é um esquema que eu mesma montei acreditando que é o passo inicial mais fácil para quem está começando. Existem milhares de maneiras de montar uma mesa . Essa é apenas uma. Não sou expert e nem profissional nesse assunto, apenas uma mãe criativa que quer passar um pouco do que faz em casa ok?!

 

Desenhei um esquema de uma mesa vista de frente, e depois a mesma mesa  de cima para vocês entenderem:

 

mesa bolo

 

Vamos seguir o roteiro da montagem pela  numeração marcada no desenho:

1) BOLO:

Comece a mesa colocando o bolo bem ao centro e próximo ao final da mesa. Lembre que a criança tem que conseguir assoprar a vela! Se for de pasta americana, veja a possibilidade de fazer 1 ou 2 andares falsos. Quando mais alto o bolo, mais preenche a mesa.

IMG_3285

Caso você não faça um bolo desses que possibilitam andares, tente colocar uma bandeja alta  daquelas com pé, para poder elevar o bolo e deixa-lo em destaque. Como essas:

O bolo é sem dúvida o elemento mais importante da mesa. Um bolo bonito faz toda a diferença e por si só já é um elemento decorativo importante. Vale a pena investir em um bolo bonito. A opção numero 1 para encantar a criançada são os bolos de pasta americana. Se a sua doceira ou boleira escolhida for criativa, dá para inventar o mundo em pasta americana. Seja com personagens, seja apenas com elementos coloridos, não importa.

Caso você não queira investir em um bolos desses e queira fazer em casa, decore o bolo com algo que combine com o restante da mesa. Podem ser jujubas, morangos, M&Ms , confeitos coloridos (hoje tem dezenas de granulados diferentes do tradicional, com formatos e cores).

 

2) Arranjos simétricos.

Claro que isso não é regra, mas para quem está começando, minha sugestão é de cada lado do bolo colocar um arranjo que tenham a mesma altura os dois, mas que sejam ou mais altos ou mais baixos que o bolo, e não da mesma altura . Pode ser de pirulitos, de pop cakes, de flores. Pode ser em um vasinho, um copo, um baldinho. Tem dezenas de opções para compor.   O segredo de uma mesa bonita é ir criando alturas diferentes mas sempre com um equilíbrio. Um exemplo são esses baldinhos com pirulitos, um de cada lado do bolo:

IMG_3285

 

3) Arranjos de canto de mesa.

Esses sim tem o poder de preencher uma mesa e dar vida. Minha sugestão são balões ou flores. E de preferencia em uma altura maior que a do bolo. Os arranjos de canto devem ser simétricos.

Para quem me perguntou sobre os balões minha dica é a seguinte.; fazer o arranjo com balões a gás é super simples. Basta ir amarrando em algum pesinho ( eu encho uma bexiga vazia com água e uso como peso) em diferentes alturas. Mas tem o trabalho de  buscar os balões no dia da festa em alguma loja, ou alugar o galão de gás. Esses abaixo que fiz para o meu sobrinho são balões duplos. Chama balão cristal, vai um transparente em volta do colorido e dá esse visual super bacana:

image

 

É possível fazer uma arranjo com balões comuns. Basta comprar aquela vareta com suporte para deixar o balão em pé e espetar em um pedaço de isopor em diferentes alturas. Depois é só colocar dentro de um vaso ou cachepot. Claro que não ficam tão bonitos nem tão altos, mas da para quebrar um galho e depois cada criança pode levar o balão na vareta para casa!

Essa é a vareta :

E fica assim com o balão:

 

Em qualquer loja de festas tem essas varetas assim como os balões de todas as cores e é baratinho.

E esse é o arranjo que fiz em um dos bolos da Manu com essa vareta. De um lado espetei no vaso pois tinha uma abertura pequena, e de outro em um isopor e coloquei no cachepot de espelhos. Vejam que os 2 arranjos apesar de estarem em bases diferentes, são da mesma altura e volume.

DSCN9621

 

4 e 5) Bandejas com Docinhos.

Essas bandejas normalmente ficam mais próximas a extremidade da mesa para as pessoas conseguirem alcançar melhor. O ideal é que tenham uma pequena altura, e as que ficarem em frente ao bolo não cubram nenhuma parte dele. Não sei se vocês já repararam nas fotos acima mas tenho mania de colocar as bandejas na diagonal em vez de certinhas. Acho que fica mais descontraído e dá mais movimento a decoração ( coisas de arquiteta!). Os docinhos também podem ir direto na mesa, e você pode  brincar com eles colocando de maneira que forme uma figura, uma letra, uma onda…enfim.

O restante da mesa você pode preencher como quiser. Com personagens, balas, flores , mais docinhos, enfim. O importante é não deixar muito espaço vazio.

 

Em relação à como cobrir a mesa voce pode deixar sem nada caso seja uma mesa bonita, ou minha sugestão é sempre uma toalha lisa para não ter erro ou caso seja colorida, que esteja em equilíbrio com todo o resto, como essa que fiz que repeti as listras da toalha nas letras da parede. Mas essa mesa não é muito referencia pois nela usei e abusei das cores e elementos diferentes pois foi a festa maior que fiz para a Bruna. E mesmo misturando tudo, reparem como tem uma identidade e equilíbrio. Todas as cores , inclusive das forminhas de doce, foram pensadas para poderem ficar legal juntas.

001Bruna 3 anos

 

E o que eu uso direto e que resolve como uma toalha é o papel krepon mais crespinho que uso como uma passadeira. Custa R$ 4 o rolo e dá um efeito incrível. Já usei 2 x o rosa em festas diferentes:

20150728_134812

DSCN9674

 

 

E na parede atrás da mesa tudo é permitido, claro que sempre com o mínimo de informação para não “brigar” com o resto da mesa e não ficar exagerado. Já escrevi o nome, já usei personagem, papel krepon, flores de papel…. depende da minha inspiração.

Uma dica que gosto de passar é; inove!!! Saia do comum, daquilo que você vem na internet, do que é padrão. Não tem regra para montar uma mesa. E criança gosta de ver coisa bonita, colorida. Você não precisa personalizar rótulo de garrafinha de agua para ter uma festa bacana. Criança nem repara nisso!

Sempre gosto de mostrar esse cantinho da mesa que fiz. Reparem que coloquei pirulitos no arranjo de flores, joguei balas, marshmellows e confeitos na mesa, tudo fora do tradicional . Inclusive até usei uma caneca de chá que tinha em casa para colocar uns pirulitos. E dá um efeito super alegre!!!

013Bruna 3 anos

IMG_0831

 

Quem quiser ver ou rever em detalhes as mesas acima, segue os links:

  • Festa Mundo dos Doces AQUI
  • Festa Sansão AQUI
  • Festa Princesa Aurora AQUI
  • Festa Turma do Mickey AQUI
  • Festa Peppa AQUI
  • Festa Backyardigans AQUI ( essa foi a mais improvisada pois tinha acabado de ter a Manu!)

 

Agora vou falar um pouco de onde costumo comprar as coisas que preciso.

Bolos e Docinhos – São sempre da Elaine Monteiro, que vocês já conhecem muito bem!

Balas e Pirulitos – Costumo comprar na Comercial Marinete, um deposito de doces que vende em sacos grandes. Esse tipo de depósito tem em todos os bairros. É bem comum.

Pratinhos, copos, talheres – Sempre uso descartável. Ou compro pela internet em alguma loja de festas, ou na própria Comercial Marinete, que tem também. Assim como o Papel Krepon. Também gosto de ir na Festimania.

Balões à Gas: Costumo encomendar na Cris Balões quando precisa de mais quantidade ou algum balão decorativo. Dessa vez comprei na Sher e retirei no dia da festa. Onde tem também em pouca quantidade é na Rica Festa.

Lembrancinhas: para quem tem tempo, o melhor é a 25 de março. Quando não consigo ir até lá,  sempre recorro à Festimania, que citei acima. Tem um monte de coisas baratinhas que as crianças amam.

 

Ufa! Ficou muito confuso??? Quem tiver duvidas pode deixar nos comentários que assim que possível eu respondo !

Espero que tenham gostado.

Beijos e bora começar a semana de volta às aulas e com muito trabalho!

*K*

 

8

Comentários 10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comentário:Como montar uma mesa de festa infantil!

  1. Ligia

    Boa tarde! Muito bacana essa matéria, dicas anotadas! Obrigada!

  2. Bruna Knijnik

    Kátia, que delícia de post, muito útil! Vou fazer de novo a festa do meu pequeno e estava precisando muito destas dicas de alturas e proporções!
    Bjs

  3. Anninha

    Adorei as dicas! Bem o que estava precisando, quero fazer uma festa legal ano que vem pra minha filha, que faz 2 anos, e acho um disperdicio essa história de rótulos pra tudo, garrafa de água etc, vc falou exatamente o que eu penso. O problema é que não tenho tanta habilidade manual assim e me dá um pouquinho de medo, kkk. Acho bonito revestir a parede atrás da mesa com um tecido que tenha a ver com a mesa, mas não tenho a menor ideia de como aplicar a ideia, sabes como daria pra fazer?

  4. Carolina De bolle

    Oi Ka, Amei!!!PARABENS!
    Onde você arruma as bandejas, potes, enfim… os acessorios?
    Beijos

    • Katia Ouang

      Na festa da Bruna, Mundo dos Doces , aluguei na D.Filipa. As outras é o que tenho em casa! bjs

  5. Suzana Santos

    Simplesmente amei as dicas! Vou fazer o aniversário de 2 anos da minha filha em casa no estilo faça você mesma e essas dicas de como arrumar a mesa foram preciosas para mim! Obrigada!! :*

  6. Renata

    Kátia,

    Muito obrigada pelas dicas. Fiz o aniversário de 1 ano da minha filha no salão de festas do meu prédio e não tive coragem de pagar o valor cobrado pelos fornecedores para fazer a decoração da mesa. O problema é que sou engenheira e não tenho nenhuma aptidão para criar e montar um visual atrativo. Tomei coragem, fui na 25 de março, contratei balões de gás hélio e no dia montei a mesa, sempre com o seu blog aberto no navegador do meu celular. Li essa página várias vezes… E adorei o resultado! Ficou muito linda!
    Se houver como, posso carregar fotos pra mostrar como segui à risca seus conselhos.

  7. fabiana Camargo

    Boa tarde gostaria de saber se por acaso já fez uma festa com o tema doutora brinquedos ou tem alguma opção de mesa que seja com o tema parecido. Pois a minha filha gosta muito desse tema e foi o tema que ela me pediu. Se puder me ajudar eu agradeceria.

    Fabiana Camargo

    • Katia Ouang

      esse tema nao….mas é só seguir o tutorial e depois colocar uns bonequinhos do desenho na mesa.
      bjs

  8. Lívia Cardoso

    Eu simplesmente amei suas dicas, estou correndo a internet atrás de dicas, sugestões e inspirações pro aniversário de 50 anos da minha mãe, como será uma festa simples quero organizar tudo, por isso adorei sua dica pra arrumação da mesa, estava mesmo precisando. =]