Por Katia Ouang

NSS

O motivo principal da minha ida à NY foi conhecer a NSS-National Stationery Show, a Feira de Papelaria, e com isso trazer novidades e agregar informações para a minha marca , a Paper K.

Não pensava em falar sobre isso por aqui, mesmo porque não tem muito a ver com um blog de maternidade. Porém, para minha surpresa,  tanta gente me escreveu perguntando como foi, o que tem para ver, como foram as palestras, que decidi fazer um post especial sobre isso. Descobri que esse é um tema que interessa muito às mães autônomas, que podem começar a trabalhar com algo criativo e montar seu próprio negócio. E foi assim que eu comecei há 3 anos atrás quando perdi um emprego grávida da Manu e precisava trabalhar e ganhar dinheiro.

Já há alguns anos eu tinha muita curiosidade em conhecer a feira, mas estava esperando minha marca tomar mais forma e se fortalecer para eu poder de fato aproveitar melhor a viagem. Somado a isso, não tinha coragem de deixar as meninas por tanto tempo. Mas recebi o incentivo e presença da minha mãe (que foi uma verdadeira mãe para minhas filhas na minha ausência) e então decidi ir.

Me programei com bastante antecedência para poder pesquisar e me informar bastante sobre o que encontraria por lá . Mas não temos noção do que é uma feira dessas em outro pais até estar fisicamente nela. Não imaginava ser tão grande e com tanta informação. Também não imaginava como o mercado de cartões é aquecido nos Estados Unidos. Mas não são os cartões personalizados que usamos aqui, e  sim os cartões tradicionais que já vem com a frase, aqueles que nós compramos em papelarias para colocar nos presentes de aniversário, para mandar no dia das mães e dos pais, para o namorado, marido… com todos os modelos, formatos e materiais que vocês possam imaginar.

E é incrível como em um pais tão avançado e tecnológico como os Estados Unidos, ainda exista um mercado tão forte para isso. Ao invés de email, whatssaps e recados no facebook, as pessoas ainda mantém o gesto simpático e educado de escrever um cartão de próprio punho. E acreditem, as pessoas ainda vão até as papelarias só para escolher um cartão! Visitei muitas delas e também lojas de presentes em NY e me surpreendi com isso. Até em supermercados e farmácias você encontra corredores só de cartões!

Na Feira a grande maioria das marcas são de cartões. São tantos modelos em cada stand que para o comprador não se perder, cada cartão recebe seu devido destaque expostos de uma maneira toda especial.

Além dos cartões é possível encontrar todos os itens relacionados à papelaria,  acessórios e itens para festas ( isso tem bastante!), convites, gravuras, acessórios divertidos, lembrancinhas, livros e encadernações, presentes, caixas, organizadores, fitas, máquinas e muito mais. Vale ressaltar que na feira não é permitido comprar ou vender nada. Se a idéia é sair de lá com uma sacola cheia de novidades, esqueça. Os expositores trabalham apenas com encomendas.

A feira acontece no Javits Center, um centro de exposições gigante e lindo ! É bem localizado, fácil para ir de taxi ou metro de qualquer ponto que você esteja em Manhattan.

IMG_4379 IMG_4392

 

A feira dura 4 dias e qualquer pessoa com CNPJ pode visitar. O valor da inscrição é bem salgado, por volta de U$ 500, por isso vale se programar com bastante tempo. E as palestras e workshops custam em média U$ 100. Depois de pagar a entrada e fazer a inscrição,( pode ser feito on line) você recebe uma série de contatos como transporte e estadia com melhores valores. Participantes da feira consegue tarifas bem melhores em hotéis excelentes.

Estive em 2 palestras e escolhi as que falavam de negócios através de Redes Socias e Blogs. Tudo a ver com o que eu faço hoje! Foram as duas abaixo:IMG_4417

 

Foi uma experiência incrível! Um mercado bem diferente do nosso, mas com muita informação relevante para agregar! Além de papelaria e festas, recomendo a feira para todas as pessoas que trabalhem produtos criativos.

Tirei centenas de fotos na feira, algo que imaginei que não conseguiria fazer. Mas todos os expositores foram super simpáticos e receptivos. Ainda mais quando viram que eu era do Brasil!

 

Fiz um mix de um pouco de cada produto que vi por lá para mostrar para vocês pois tinha muita coisa, foi até difícil selecionar as fotos. Mas assim vocês conseguem ter uma idéia geral do que vão encontrar.

IMG_4446 IMG_4432 IMG_4445 IMG_4422 IMG_4426 IMG_4378 IMG_4386 IMG_4366 IMG_4356 IMG_4358 IMG_4347 IMG_4349 IMG_4350 IMG_4339 IMG_4331 IMG_4332 IMG_4334 IMG_4328 IMG_4330

É isso, se Deus quiser ano que vem tem mais!

Espero que vocês tenham gostado desse post que foi um pouco diferente do que falo normalmente por aqui, mas que faz parte do meu dia a dia, uma mãe que resolveu montar um negócio próprio para ficar perto das filhas.

Para quem tiver interesse em visitar e quiser um contato mais próximo para tirar todas as dúvidas vou passar o email da Julia Garreaud, que faz parte do staff de organização da feira, e foi super receptiva comigo me ajudando com todas as dúvidas que eu tive. O contato com ela é apenas em inglês : [email protected]

Eu também estou à disposição para quem tenha dúvidas ou perguntas! [email protected]

Todas as informações sobre a edição do ano que vem que já tem data : 15 a 18 de maio, no site da feira: www.nationalstationeryshow.com

5

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *