Por Katia Ouang
Tenho recebido muitos emails me perguntando como é a rotina de sono e alimentação da Manu.
Agora que ela já almoça e janta, a rotina ficará fixa pelos próximos meses e até anos. 
Então na série de posts “Organizando a Rotina” esse será o último. Onde o objetivo é determinar e fixar os horários das refeições e sono, e manter o mais fiel possível para logo a criança se acostumar e seguir essa rotina.
Organize esse horários em função da sua vida, se você trabalha e quer ver o bebê acordado na sua hora de almoço, se você quer que seus dois filhos durmam na mesma hora, se você quer que acorde mais cedo….enfim. Adapte com bom senso a rotina do bebê ao que for melhor para você e sua família. Sempre respeitando não passar o intervalo de 3 horas entre refeições ou lanches, e sempre mantendo o sono da tarde.
Vocês lembram que a Manu estava acordando 4-5 vezes por noite há 2 meses atras? ( vejam aqui)


Desde então tive que introduzir a mamada dos sonhos por orientação da pediatra. De fato foi melhorando aos poucos e hoje ela não acorda mais de madrugada. Então mais um passo foi dado e com resultado positivo!

Porém eu tenho que esperar até as 23.00hs para amamentar, vou dormir quase à meia noite, e como um reloginho ela acorda todo dia as 6 da manhã e simplesmente não dorme mais. Piorou ainda com a mudança do horário de verão. Mas o objetivo que seria não acordar mais, foi cumprido.


Vamos a rotina da Manu que eu adaptei para que ela e a Bruna dormissem mais ou menos no mesmo horário depois do almoço, e para que sempre a Manu almoce e jante antes da Bruna. 
O horário de dormir também é  o mesmo para as duas. 


6.00- 6.30 – Leite Materno

8.30-9.00 – Lanche I ( 1 suquinho de laranja ou uma fruta )
11.00 – Banho
11.30 – Almoço
12.00 – 14.00 – Soninho da tarde
14.00-14.30 – Leite Materno
15.30 – Lanchinho II ( fruta)
18.00 – 18.30 – Jantar
20.00 – Leite Materno e já vai para o berço dormir
23.00 – Leite Materno


Em relação aos soninhos da manhã e da tarde, aqueles de 15-20 minutos, a Manu briga com eles. Nem sempre ela descansa , depende do dia. Mas nessa fase dos 6 meses é importante que o bebê ainda tira essas sonequinhas até eliminá-las de vez na faixa de 12 meses.

Agora que a rotina dela está fixa, eu vou começar a tentar outros recursos para ver se ela dorme um pouquinho mais, pelo menos até as 7 – 7.30 da manhã pois eu estou super cansada. Se eu não tivesse que dar a mamada dos sonhos, poderia dormir mais cedo, e então seria ok para mim.
Quando a Bruna acorda as 7 e pouco, eu já estou com a Manu há mais de 1 hora, então fico um zumbi. 
E se alguém tiver uma super dica de como fazer o bebê dormir um pouquinho mais pela manhã, eu estou super aceitando! Nem trazendo para a minha cama, amamentando no escuro, deixando ela no colo…nada! A Manu desperta e quer brincar! 

Espero que daqui algumas semanas eu retorne aqui para dizer que estou com as duas dormindo a  noite toda! 

Sonho meu…!



Quem quiser rever os posts do mesmo tema de “Organizando a Rotina”:

– 1a Etapa ( clique aqui)
– 2a Etapa ( clique aqui )
– Reorganizando ( clique aqui)

0

Comentários 31

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

31 Comentário:Vida de Mãe – Organizando a Rotina – Etapa Final

  1. Luciana

    Oi Katia, tenho uma dúvida: com relação ao lanche I, vc costuma dar apenas suco de laranja ou vc dá suco de outras frutas?!?! Tenho uma baby de 5 meses que não aceita sucos de nenhuma fruta, apenas laranja!!!! Já as frutas no lanche II é bem mais fácil pra dar ao bebê. Bjs

    • Katia Ouang Milani

      Oi Lu!
      entao, conversei ontem com a pediatra, e por ela ter ja experimentado varias frutas e não ter tido nenhuma alergia ou incomodo, ela liberou outros suquinhos como melao, melancia, maçã….
      mas ela disse que também posso substituir por uma fruta, nao precisa ser suco necessariamente.
      veja com a sua pediatra se ela libera outras frutas
      pois acho que com 5 meses ainda é só a laranja lima mesmo… beijao

  2. Anonymous

    Oi Katia, adoro seu blog porém comento pouco. Hoje li seu desabafo no face sobre a mãe que comentou sobre vc ter parado de amamentar aos 8 meses da Manu! Puxa vida, vc se mostra ser uma mãe super zelosa, preocupada e amorosa com suas filhas….não ligue para comentários como esse. Isso é um absurdo ser criticada por quem não vive sua vida. Eu amamentei apenas 1 mês (meu leite acabou) e mesmo assim sei que faço o melhor pelo meu filho.
    Releve e continue com toda sua dedicação as meninas e ao blog! Beijos, Alexandra

  3. gabibarboza

    ah se eu soubesse do seu Blog qdo nasceu minha princesa… mas esse post ainda há de me ajudar, pois ela fará 6 meses amanhã e está começando a almoçar.. Parabéns por seu Blog e suas dicas!!!!

  4. gabibarboza

    Oi katia, tudo bem?! Você diz nesse post que respeita o intervalo de 3 horas entre as refeições, porém minha bebê espaçou as mamadas para 4h (ela mesma!!!rs) de intervalo desde o 4 mês.. mesmo assim acha que devo voltar para 3h de intervalo quando conseguir manter o almoço?! obrigada!!! Beijos Gabriela

    • Katia Ouang Milani

      Olha,acho que é uma boa pergunta para a pediatra! rsrsrsrs pois depois dos 6 meses o bebê precisa de intervalos menores pois o leite materno já nao sustenta tanto. Precisa tomar bastante agua tambem.
      Beijao

  5. Anonymous

    Oi Katia,

    Há um tempo venho acompanhando seu blog, me identifico muito com Vc. Minha Beatriz também está com 6 meses e com uma rotina bem parecida com a da Manu, a diferença é que há 10 dias eu optei por parar de amamentar (ela não queria mais, empurrava o peito e estava virano uma guerra). Ela também acorda às 7 à mil. Nos finais de semana eu e meu marido ficamos exaustos. O que fazemos para conseguirmos dormir um pouco mais é entretê-la por uns 40´ (brincamos no chão com ela ou assistimos a galinha pintadinha) e depois ela tem um soninho de mais uma hora e nós podemos dar mais uma cochiladinha. Essa fase é fogo. Agora estou tentando fazer com que ela durma um pouco mais tarde, tipo 21:00, pra ver se consigo que ela vá até as 08:00, ai fica perfeito. Boa sorte e parabéns pelo blog! Beijos
    Gabi Almada

    • Katia Ouang Milani

      Gabi, ela acorda, eu brinco com ela um tempao…mas ela so cansa lá pelas 9 aí ja nao tenho mais como dormir!
      beijao e obrigado pela dica

  6. Anonymous

    Oi Kátia,
    Espero que logo ela durma bem novamente! Acredito que com relação ao acordar 6 da manhã seja natural ao bebê mesmo, moro fora do Brasil e mesmo aqui tudo que leio e com as mães que converso, a experiência é a mesma: acordam entre 6-6.30 da manhã.
    A minha bebê está com 8 meses e desde os 3 meses dorme a noite toda, das 6.30 da noite ate 6.30 da manhã. Já tentei mudar o horário dela para dormir um pouco mais tarde a noite, mas no final das contas ela ficava muito mais cansada e irritada querendo dormir e mesmo assim acordava 6.30 da manhã! rs
    Hoje em dia ela acorda entre 6.30-7 da manha.
    Uma dica que sempre dou e funciona super bem para mim e para algumas amigas que seguiram a dica, é introduzir na rotina o banho antes de dormir, ao invés de durante o dia. O bebê relaxa muito e ajuda a dormir melhor. Então na rotina da minha bebê 6.30 da noite é banho, depois já vamos para o quarto dela somente com um abajur fraco ligado, ela mama e coloco no berço ainda acordada, apago a luz do abajur e ela dorme a noite toda bem e relaxada.

    Cada um sabe o que é melhor para adaptar a rotina do bebê ao seu dia, depende muito de cada família!

    Continue com as dicas, amo ler o blog! Beijos! Aline 🙂

    • Katia Ouang Milani

      É eu pensei em mudar o banho sim… eu vou tentar! quem sabe funciona né?
      beijao e obrigado

    • Anonymous

      Meu Deus estou me sentindo péssima, pois meu filho nunca, mas nunca mesmo desde que nasceu, não dorme antes das onze, recem nascido, ele dormia durante o dia normal, depois entre 5 da tarde e 11 da noite acordava resmungava e não dormia mais que 40 min. seguidos, e só onze dormia, ai acordava de madrugada para mamar, umas 4 vezes, e depois de 1 mês de vida começou a ter cólicas fortes, e eu fiquei magerrima pois não comia absolutamente nada que pudesse dar cólicas nele, nada de lactose, nem feijão nem doces nem refri, nem verduras tipo couve brócolis etc… Fiz uma dieta rígida e sofrida pra mim, tentava de tudo, mas ai com 3 meses e meio parou, ok continuei sem alimentos que pudessem causarem gases e cólicas, e ele continuava adir ir as onze, e a acordar de madrugada isso até 6 meses, com quase sete meu leite diminuiu muitooooo, ai comecei com uma mamadeira de LA as onze ele começou a dormir melhor, mas ate hoje, nunca dormiu doze horas seguidas, nunca acho que nem dez, hoje ele tem11 meses, seu dia é: acorda às 6 6:30, mama, e volta dormir, (mas isso nao e rígido pois as vezes, acorda as 7, 7:30 )ai volta a dormir até 8 8:30, raro até 9, ai acorda de vez, 9 9:30 lanche,(fruta, suco, pão…) ai 12:00 almoço, banho e soninho de no maximo duas horas, ai acorda, 15:00 mama, as 17:00 17:30 lanche, ai cochilo de 40min. janta as 19 19:30, 9:40 banho 10 dorme, e 11 mama pois se nao acorda sem parar a noite, e ai tudo de novo… Nunca consegui uma rotina linda assim como as outras pessoas!
      Foi um livro mas precisava desabafar.
      Ana Paula Ramos, te sigo no Inst. Te adoro!!!!

  7. Natasha

    Ola Katia,

    as rotinas acredito que sao mais ou menos as mesmas. Matheus tb dorme a noite inteira, primeiro de 18h as 6h, depois foi dormindo mais tarde e hj com 1ano2meses dorme de 20h as 7h. Acho legal, como Alice mencionou ai em cima, os banhos apos almoco e jantar pra ja ir pra o quarto dormir, eles relaxam de verdade,
    bjos

  8. Anonymous

    Oi katia, como é a mamada dos sonhos. Meu fiho tem 1 ano e 3 meses e ainda acorda umas 5h da manhã para o leite (não mama mais). Dou leite antes de dormir, por volta das 19h30, outro às 23h e ele ainda acorda às 5h. Queria que ele só tomasse o leite ao acordar às 6h30 ou 7h. Obrigada, Lilian

    • Katia Ouang Milani

      OI Lilian, a Mamada dos Sonhos é as 23 horas, com o bebe meio dormindo, só tirar do berço e amamentar ou dar a mamadeira. Como voce já dá as 23h, voce pode tentar dar uma meia hora mais tarde ou ver com a pediatra se voce pode engrossar o leite com alguma fruta ou mucilon. Eu nunca fiz isso e nao posso recomendar, mas sei de varias mães que quando engrossaram o leite o bebe dormiu mais pois ficava satisfeito! beijao

  9. Nath Maia

    Oi Kátia!

    Se vc puder, conta pf como funciona nos dias q vc sai da rotina (se sai) para ir a um restaurante, por exemplo.
    Eu tenho um bebê de 5 meses e tbm temos uma rotina super regrada, porém nos fins de semanas, quando temos mais programas, ele fica super agitado e irritado, então o dia sai da rotina!

    Outra coisa q gostaria q vc compartilhasse é se tem algum truque para fazer o bebe brincar sozinho… Meu filho adora atenção e quer companhia o tempo tdo!

    Em relação as noitadas, conversei com uma enfermeira uma vez q indicou colocar meio litro de infusão de camomila na água da banheira, e dar um banho antes de de dormir, sem conversar, sem brincar, apenas p relaxar.

    Pra min oq aconteceu foi o seguinte, meu filho começou a virar de bruços p dormir… Nos primeiros dias, levantava a noite tda p desvirar ele. Até q procurei meu pediatra e ele disse q eu estava atrapalhando o sono dele, para deixar ele de bruços pq ele dormiria melhor. Foi tiro e queda, antes ele mamava 2x na madrugada, e desde q liberei a posição ele geralmente vai das 20 ( horario sagrado de ir p o berço) até as 7h30h

    Super beijos,
    Nathalia

    • Katia Ouang Milani

      Nat, em relação a rotina, eu raramente tiro elas do horario. Mesmo ao final de semana se vamos sair todos juntos, esperamos as duas acordarem e vamos. Nunca saio na hora do soninho da tarde, pois elas ficam exaustas e aí nao aproveitam nada o dia, ficam irritadas, chorando.
      assim como nunca atraso o horario das refeições. Entao normalmente se saimos é entre o sono da tarde e o jantar delas.
      Quanto a brincar sozinho, acho que o que me ajuda muito é o Bumbo, pois a Manu fica nele sem reclamar. entao coloco um monte de brinquedos ao redor e durante um tempo ela brinca sozinha.
      beijao e obrigado pela dica do banho

  10. LuizaG.

    Ótimo post, Kátia.
    Estou relendo todos os seus posts sobre a rotina das meninas, minha Helena chega semana que vem! Estamos muito muito muito ansiosos. Pretendo colocar todas suas dicas em prática o mais cedo possível! Espero que dê tudo certo.

    Agora, só uma curiosidade mesmo: a escolinha não atrapalhou a rotina da Bruna? Interferiu alguma coisa no horário dela dormir, essas coisas?
    Beijinhos, LuizaG.

    • Katia Ouang Milani

      Luiza,
      a escolinha não atrapalhou a rotina dela nao. Mesmo porque eu optei pelo horario da manhã onde não atrapalha em nada o sono dela. Ela chega, almoça e dorme como sempre fez.
      Desejo que a chegada da sua Helena traga muitas alegrias a sua vida!
      Beijos

    • LuizaG.

      Obrigada, Kátia! Ela virá rodeada de MUITO amor, isso eu tenho certeza! Mal posso esperar pra ver o rostinho dela.
      Contuarei visitando o blog sempre que tiver um tempinho, Suas dicas me ajudaram muito mesmo nessa jornada. Desde o enxoval, produtos para bebês… absolutamente tudo! Muito obrigada por isso! Continue fazendo esse trabalho, é um serviço a sociedade. E tenha certeza que você é muito merecedora desse dom da maternidade.

      Um beijo grande, tudo de bom pra vc e suas princesas!

  11. gabibarboza

    Oi katia, eu de novo!!rs.. então, tenho uma dúvida, pois minha bebê toma o leite as 20:30H (e vai dormir) e depois dou a mamada dos sonhos as 23:30H. Só que se eu deixá-la mamar mais de 90Ml as 20:30h ela quase não aceita a mamada dos sonhos.. Mas como ela tem mamado somente esses 90Ml as 20:30h ela tem dificuldade pra pegar no sono… Não sei o que fazer… será q se eu der uma mamadeira maior as 20:30h e menor as 23:30h (ou seja deixar ela mamar só o q quiser!!) ela dormirá melhor?! ela tem acordado as 4:30 5h da manhã. Obrigada.

    • Katia Ouang Milani

      Gabi, acho que voce deve dar o quanto ela quiser.
      Deixa ela mamar as 20.30 a vontade, é até bom que dá um soninho…
      as 23.30 voce dá de novo e ela toma o que for suficiente. Se nao quiser muito é porque provavelmente ja esta satisfeita. O que a pediatra acha disso?
      bjs

  12. enxovalbabies

    outra coisa que funcionou comigo foi aumentar o jantar… ( um pouquinho) …

  13. Anonymous

    Oi Katia, a Maria estava dormindo todo dia até as 7h, com o horario novo passou a acordar as 6h. O que comecei a fazer foi, deixar ela no berço até as 7h. Dou a chupeta, faço um cafuné, efim…enrolo. Faz dois dias que ela passou a acordar as 7h.
    Não sei se isso vai adiantar com a Manu, mas sempre funcionou com a Maria. Boa sorte!!!

    • Katia Ouang Milani

      entao, na teoria até que ela ficaria pois é muito boazinha…o problema é que ela grita e quer falar…e é muito alto. Mesmo com a porta dela fechada e a da Bruna tambem , vai acabar acordando a Bruna…. aí ja viu ne?

  14. Carol

    Não sei se já falaram, mas o que eu fiz e ajudou a minha filha acordar mais tarde, foi colocar ela para dormir 30 min mais tarde. A gente vai enrolando eles no inicio, só + 10 min, mais 15min. Minha filha smepre foi dormir às 20h até os 6 meses. Depois passou a dormir às 20:30 atpe 12 meses, e agora com 1 ano e 8 meses dorme às 21h, o que tem feito ela dormir até as 9h / 9:30 e eliminou por completo o sono da tarde, até por que ela já começou na escola que é na parte d atarde enão dava mais para dormir.

  15. Anonymous

    Katia, tentei deixar meu comentário sobre o episódio do desmame mas não consegui. Então, rapidinho por aqui, quero dizer que vc é uma super mãe e que eu sempre venho tirar umas duvidas no seu blog, aprsar de comentar super pouco.
    Sobre essa rotina, queria te pedir um favor. Vc se lembra e poderia escrever como era a rotina das meninas nos primeiros meses de vida (etapa 1), assim como fez neste post, indicando os horários?
    Ainda não consegui introduzir rotina aqui em casa com meu pequeno, mas estou começando a tentat nessa semana, que ele faz 2 meses!
    Outra coisa: vc sempre deixou as meninas dormirem sozinha no berço/carrinho? Tentei isto ontem mas meu bebênão dormiu de jeito nenhum e eu tive que pega-lo no colo pra adormecer.
    Suuuuuper bjo,
    Dani (RJ)

    • Katia Ouang Milani

      OI Dani, entao, enquanto as meninas so mamavam no peito a rotina é amamentar a cada 3 horas durantes o dia e a noite deixar dormir aplicando a primeira fase de Organização da Rotina, voce leu?
      depois vem a introdução do soninho da tarde.
      Nesse e a noite elas sempre dormiram no berço sozinhas. Eu amamento , ponho para arrotar, e vai para o berço.
      Beijao

    • Anonymous

      Eu li sim! Queria só saber se além de mamar de 3/3h vc acha/tinha outra atividade certa. Para colocar pra dormir, por ex, ou pra passear na rua…
      De todo modo meu bb é mto esfomeado e eu ainda to na luta ora ele aceitar oa intervalos de 3h!
      Bjo